As inscrições no FIES começam esta semana. Saiba como se inscrever. • Faculdade Vale dos Carajás
Qual é o melhor momento para empreender?
19 de janeiro de 2021
As possibilidades do mercado de Nutrição
10 de fevereiro de 2021

As inscrições no FIES começam esta semana. Saiba como se inscrever.

As inscrições no FIES 2021 começam na próxima terça, 26, e seguem até sexta, dia 29 de janeiro. O programa oferta, este ano, 93 mil vagas. Se você pretende conquistar uma delas, saiba como se inscrever.

Como se inscrever no FIES:

O primeiro passo para realizar sua inscrição no FIES é acessar o site oficial do programa no endereço portalfies.mec.gov.br. A partir daí, basta seguir o passo a passo:

1. Para começar o processo de inscrição, é necessário efetuar o login usando o número do CPF, data de nascimento e e-mail. Neste momento será gerada uma senha.

2. Você receberá um e-mail de validação desse cadastro. Após validá-lo, você terá acesso ao Sistema FIES.

3. Você deverá fazer o login com a senha cadastrada e, então, iniciar a inscrição de fato. Serão solicitadas mais informações pessoais e você terá que escolher o curso e a instituição em que pretende estudar. Você pode escolher até 3 cursos.

4. Depois da divulgação da lista dos pré-selecionados, você terá até 5 dias para acessar o SisFies no endereço eletrônico sisfiesportal.mec.gov.br/.

5. Nesse sistema, o estudante terá acesso aos campos de informação dos dados do financiamento e poderá escolher a modalidade que melhor se adapta às suas condições, podendo até ter direito a juros zero e não precisar de fiador.

6. Terminado o processo no SisFies, o estudante tem até 10 dias úteis para ir à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição superior selecionada para fazer a validação das informações.

7. Para terminar o processo, o estudante deve oficializar o financiamento em até 10 dias, indo ao banco escolhido, junto com seu fiador, se for o caso, e apresentar os documentos necessários.

Quem pode fazer o FIES:

O FIES é destinado aos estudantes brasileiros que desejam cursar o nível superior, mas não têm condições de custear uma faculdade privada. Para participar do programa, o estudante deve se enquadrar nos seguintes critérios:

– Ter feito o ENEM a partir de 2010;

– Ter atingido uma média de 450 pontos no mínimo;

– Não ter zerado a redação;

– Ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Sobre o FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do programa é financiar cursos superiores não gratuitos, avaliados positivamente pelo MEC, a estudantes que não têm condições de arcar com esse custo.

O FIES possibilita até juros zero a quem mais precisa, seguindo uma escala de financiamento que varia de acordo com a renda familiar do candidato, o que permite que o estudante pague as prestações do seu curso, respeitando seu limite de renda.

Não perca os prazos do FIES:

Inscrições: 26 a 29 de janeiro de 2021

Resultado: 02 de fevereiro de 2021

Os pré-selecionados nessa lista deverão complementar sua inscrição no período de: 3 a 5 de fevereiro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *