As possibilidades do mercado de Nutrição • Faculdade Vale dos Carajás
As inscrições no FIES começam esta semana. Saiba como se inscrever.
26 de janeiro de 2021
Mulheres que inspiram: histórias de mulheres da FVC
8 de março de 2021

As possibilidades do mercado de Nutrição

Uma profissão surpreendente e mais versátil do que se costuma imaginar é a dos Nutricionistas.

Para quem está acostumado a pensar no profissional apenas dentro do consultório particular, prescrevendo dietas e auxiliando no projeto fitness dos seus clientes pode estar com uma visão um pouco limitada.

Novos tempos para nutricionistas

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas têm se preocupado com a qualidade de vida e, em algum momento, passam a perceber o quão primordial é a alimentação dentro desse objetivo.

De acordo com dados da agência de pesquisa Euromonitor Internacional analisados pelo Sebrae, o consumo de alimentos considerados saudáveis vem crescendo nos últimos anos, no Brasil.

Buscar se alimentar de forma mais consciente, ingerindo alimentos livres de pesticidas, menos industrializados, mas sem perder a praticidade necessária para o dia a dia corrido, tem se tornado uma meta para muita gente que busca no profissional de Nutrição as orientações adequadas para atingir esse objetivo.

Dessa forma, diferentes mercados se abrem para quem é nutricionista: desde atendimentos individualizados a serviços em hospitais, hotéis, restaurantes, indústrias e redes de alimentos.

Além disso, o mercado de produtos alimentícios vem mudando, o que também reflete a demanda crescente do público por novos hábitos alimentares e a necessidade de profissionais que conheçam a fundo os alimentos para auxiliarem nesses processos de mudanças.

Prova disso é o fato de grandes empresas de proteína animal como Seara, Sadia, Perdigão e redes de fast-food como McDOnald’s e Burger King terem lançado suas linhas vegetarianas e veganas recentemente.

Tal fato só reforça a pesquisa mais recente do Ibope que afirma que 60% dos brasileiros manifestaram interesse em se adaptar à alimentação vegana se os produtos tivessem o mesmo preço dos que já costumam consumir.

Nesse cenário, o profissional imprescindível para atuar por trás dessas mudanças, seja na indústria ou no auxílio direto dos indivíduos, é, sem dúvida, o Nutricionista.

Onde o Nutricionista pode trabalhar?

Diferentes instituições absorvem as habilidades de um profissional de Nutrição. Algumas delas são:

Agências Públicas de Fiscalização
Hospitais
Clínicas
Instituições de ensino
Indústrias
Restaurantes
Cruzeiros
Academias
Supermercados
Restaurantes universitários

Fora isso, o profissional nutricionista também pode se especializar em uma área específica. Entre as especialidades que estão em alta na atualidade, podemos destacar algumas, como:

1. Nutrição esportiva

Neste caso, o Nutricionista Esportivo trabalha com o atendimento de pessoas que praticam esportes e atividades físicas diversas e necessitam de uma alimentação balanceada para suprir suas necessidades nutricionais específicas, aumentando o desempenho de suas atividades.

Na prática, eles precisam entender não apenas de nutrição, mas também de conceitos pertinentes à área de Educação Física.

Na prática, esses profissionais realizam trabalhos de:

Planejamento de cardápios nutritivos
Avaliações de composição corporal que usam indicadores além do típico IMC
Auxílio ergogênico em dietas
Treinamentos esportivos
Entre outros.

2. Indústria e gastronomia

Como já falamos no começo do texto, o cenário da indústria alimentícia está vivendo um importante período de mudanças e, nesse setor, as atividades de um nutricionista vão muito além da prescrição de dietas, incluindo tarefas como:

Criação de novos produtos
Rotulagem
Análise de nutrientes dos produtos já existentes
Consultorias
Treinamentos para funcionários
Implementação de regras sanitárias

Restaurantes de outros empreendimentos do setor alimentício também têm demandado dos profissionais de nutrição um trabalho específico de elaboração e manutenção de cardápios, orientação sobre armazenamento e higienização dos alimentos, além de um essencial controle de qualidade.

3. Nutrição Clínica

O principal objetivo dessa especialidade é prestar assistência nutricional adequada à situação de saúde específica de cada paciente. Logo, o trabalho deste profissional vai em direção à melhora do quadro de saúde de pessoas que passam por alguma debilidade.

Os nutricionistas, nesse caso, costumam ser absorvidos em hospitais, grandes centros clínicos e em locais como asilos e clínicas de estética.

Com todo esse universo de possibilidades, a área da Nutrição acaba sendo uma aposta vantajosa para quem está pensando em qual carreira seguir.

Na FVC, faculdade que é referência nessa formação, o curso possui alto padrão de qualidade e garante todo o suporte para o estudante se tornar um profissional de sucesso no mercado de trabalho.

Para mais informações sobre nosso curso ou para realizar a sua matrícula, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *