Instituição • Faculdade Vale dos Carajás

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Quem Somos

História

A FACULDADE VALE DOS CARAJÁS (FVC) nasce com o objetivo de atender a demanda crescente pela educação superior no interior do Pará, principalmente em cidades próximas à região de Parauapebas. A FVC entende que o processo de desenvolvimento de uma região depende de todos os segmentos nela inseridos, e que a educação não é somente um processo de formação, mas também de interação social que conduz à participação plena, produtiva e crítica das pessoas na sociedade.

A consequência desse processo deve ser o desenvolvimento social. Daí a preocupação da Instituição em propiciar e incentivar a excelência das diferentes experiências de ensino que oferece. Desta forma, a implantação dos Cursos de Graduação na área da Saúde da FVC justifica-se principalmente pela importância de atuação dos profissionais na área saúde e pela necessidade de mercado da área de abrangência da região de Parauapebas, no Pará, e anda, na perspectiva de formar um profissional capaz de transitar em qualquer sistema de saúde, desempenhando plenamente suas funções e prestando um serviço de qualidade à sociedade.

Missão

Formar profissionais qualificados para atuação com excelência no mercado de trabalho, desenvolvendo talentos, por meio da identificação de competências pessoais, de habilidades de gestão, de empreendedorismo, de inovação e de transformação social, através de um processo contínuo de aprendizado e desenvolvimento. Impactando assim, na construção de uma sociedade mais ética, justa, sustentável e consciente.

Visão

Consolidar-se como uma Instituição de referência nacional no processo de ensino e aprendizagem com métodos inovadores e modernos, atendendo as necessidades do mercado de trabalho e da sociedade.

Valores

  • Qualidade de ensino: uma Instituição com busca contínua na excelência acadêmica, em especial no ensino, pesquisa / iniciação científica e extensão;
  • Moderno e Inovador: uma Instituição capaz de promover ensino de qualidade de forma moderna e inovadora;
  • Responsabilidade: uma Instituição orientada pela responsabilidade ética, social e ambiental; Melhoria da qualidade de vida da Comunidade dos Municípios de Carajás: uma Instituição capaz de formar profissionais que promovam a melhoria da comunidade na qual a Instituição de Ensino Superior ela inserida;

Edivaldo Machado

Diretor Geral

E-mail: direitor.geral@fvcedu.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2006429902272335

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos(2008) e especialização em Análise de Sistemas pela Faculdade de Imperatriz(2009). Atualmente é Gestor de IES. Tem experiência na área de Gestão de Empresas e com ênfase no Ensino Superior e Ciência da Computação.


Rosangela Gonçalves Pimenta

Coordenação Geral

E-mail: coord.geral@fvcedu.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4632922209817887

Rosangela de Souza Gonçalves, possui graduação em letras pelo Centro Universitária de Palmas (CELP) e Pós graduada em docência do Ensino Superior pelo ITOP – Administração Escolar numa perspectiva democrata e pós graduada em MBA em Coaching e Gestão de Pessoas pela UNOPAR –Coaching: A Influência no planejamento e extensão de Carreira.


Allan Werbertt de Miranda

Coordenação Pedagógica

E-mail: allan@parauapebas.pa.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8550711765715776

Possui graduação em psicologia (UFMA 1996). Especialização em Psicologia Clínica (PUC 2000). Pós-graduação em Gestão Descentralizada (UFMA 2005). Pós-graduação em Plano Diretor (UFPA 2010) Atua há 11 anos no ensino superior particular nas áreas de Graduação e Pós-graduação, Coordenação Pedagógica

DOCENTES

Allan Werbertt de Miranda

Carlos Eduardo Dias Oliveira da Paz

Fernando Marcio Paes Barreto Atroch

Márcia Regina Lima Paes Barreto

Tássio Vinicius Silva Costa

Wéllida Patrícia Aviz Teixeira

Ana Tereza da Silva Moraes


Avaliação Institucional

Apresentação

A FVC, visando a excelência no ensino de graduação e Pós-Graduação, realiza a Avaliação Institucional periodicamente e se compromete na realização de melhorias que contribuam com todos os segmentos da comunidade universitária.

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

à melhoria da qualidade da educação superior;

à orientação da expansão de sua oferta;

ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;

ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional é regulamentada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e trata-se de uma ferramenta utilizada para avaliar a qualidade do ensino, da aprendizagem e da gestão acadêmica.

A FVC realiza a Avaliação Institucional com o objetivo principal de analisar fragilidades e potencialidades da IES para reorganizar o planejamento de suas ações. O diagnóstico realizado pela Avaliação Institucional permite otimizar a qualidade dos serviços ofertados e promove a satisfação da comunidade acadêmica.

Modalidades

Autoavaliação

Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), a autoavaliação é o processo no qual a CPA e a comunidade interna da instituição avalia todos os quesitos relacionados às dimensões propostas pelo Sinaes. A autoavaliação é realizada anualmente por meio da aplicação de questionários a todos os segmentos, realização de grupos focais e análise observacional e documental para identificar os principais pontos de melhoria.

Avaliação Externa

Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.



Comissão Própria de Avaliação - CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Integrado atua nos processos de avaliação interna e externa, trabalhando diretamente com a direção na melhoria da qualidade de ensino da instituição. Os processos de avaliação internos são conduzidos pela CPA, que atua no planejamento, divulgação, aplicação e análise dessas avaliações. Cabe também a essa comissão sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), receber as comissões externas de avaliação e articular as informações apresentadas nos relatórios dessas avaliações. São objetivos específicos da CPA:

1. planejar e organizar as atividades da autoavaliação e sensibilização da comunidade;

2. estabelecer os objetivos, a metodologia, os procedimentos, as estratégias, os recursos e o calendário de ações do processo de autoavaliação;

3. desenvolver estudos e análises, visando ao fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação da política da avaliação Institucional;

4. elaborar os relatórios parciais e finais das diversas etapas da avaliação institucional;

5. promover e acompanhar o desenvolvimento do Programa de Avaliação Institucional;

6. divulgar os resultados da avaliação institucional a docentes, técnicos administrativos, coordenações de cursos, chefias de departamento e acadêmicos;

7. promover e apoiar os processos de avaliação internos e externos;

8. prestar informações sobre a avaliação institucional ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sempre que solicitada;



Composição da CPA

Anderson Cristiano Sales Silva – Coordenador da CPA

Thayla Marie de Souza- Representante Docente

Francinólia de Area Leão Costa Mourar – Integrante da CPA

Railene Conceição de Carvalho Silva– Representante dos Técnicos Administrativos

Dayara Borges Lucena– Representante dos Técnicos Administrativos